Powered By Blogger

Saturday 18 April 2020

SEXTA FEIRA DIA 17.DE ABRIL 2020

Amanha vai fazer um mes que estamos em auto isolamento. Boa noticia, alem de robot que esta limpando a casa, alias as vendas deste tipo de equipamentos cresceram no Brasil, é que colocamos em funcionamento maquina de fazer pao. Terminado Pessach, que passamos muito bem, amanha vamos ter pao feito em casa. Pao integral. Compramos esta maquina provavelmente uns dez anos atras, usamos pouco, e agor vai voltar para servico. No final do dia com cha comemos potica,
www.slovenia.info
uma especialidade eslovena feita com nozes, que nosso amigo Matjaz nos trouxe . Para mima informacao mais improtante que ele deu, équeusa alem dos nozes rum com alto teor alcoolico.

Estes dias, apesar que nao estou bebendo nada, tem que estar bebado para entender que pertenco a classe de cidadaos que Estado nao protege. Com novo ministro esta chegando rumor que os idosos sao idosos e o estado tem que proteger os jovens que produzem, nao os velhos que gastam. E quando alguem depois de usufruir de todos os beneses legais e semi legais que o Estado oferece, vem dizer que agora é a hora de retribuir, ganhou para mim Legion d"honneur de pilantragem, sacanagem, roubalheira. Ou voce é alguem, e principalmente se for Judeu, um cidadao consciente socialmente toda a sua vida, ou entao é um pilantra que quer comprar lugar no seu depois de toda sacangem e roubalheira que fez.

Certamente  que isolamento com excesso de tempo, provoca discussoes intimas sobre todos os assuntos da vida e as historias que voce passou. Mas, a conclusao que chego que este estado nao me oferece nenhuma protecao a minha vida e da minha familia. Alias, ele ja me abandonou no item seguranca publica, agora acaba com suas politicas me aproximando mais e mais de inseguranca de viver. Os dois metros de distancia que teoricamente nos separa do virus mortal, o estado sob lideranca do tenente presidente, esta diminuindo.

Este nao é primeiro caso da historia, e nem na minah vida, que acontece isso.

Inumeras vezes pensei o que faria se tivesse a idade para lutar na Segunda guerra mundial. Vamos dizer 15 anos. E sempre cheguei a conclusao que seria partizan, guerrilheiro, lutando com armas na mao contra nazistas. E a razao seria simples:se nao lutar, eles vencem e nos matam.

Entao, apesar que nesta hora a tendencia é se proteger ao maximo, e proteger familia (isolamento é uma forma disso), mas deixar de lutar para que um grupo de lunaticos, com ideias que levam milhares a morte, e que mantem parte substancial do poder politico no pais,nao pode ser. Tem que sim, se proteger, mas tem que lutar para que esse grupelho nao leva o pais e seus cidadaoes para o vale da morte.

Eu nao sou diferente, do que se tivesse 15 anos, teria lutado contra nazismo. E por isso agora para mim nao e diferente. Se calar, vou consentir e consentindo sou tambem responsavel pelas mortes. E se salvar uma vida so, que naos seja so a minha , valeu a pena viver.

O Cabalat Shabat da CIP via internet, e com Rabino Michel (alem da aula de hebraico, conversas com Mauro meu compadre e co fundador da Tecnowatt e Selpe e com Afonso, Superintendente do Sebrae Minas ) levam as refletir, pensar e perguntar como ajudar as pessoas para que sobrevivem nao o virus, mas a ignorancia, ma fé, aproveitar se da situacao para os ganhos politicos e fincancerios dos homens que  receberam mandato popular para o bem, e fazem bem para eles e mal para todos nos.

No comments:

Post a Comment