A tradição diplomática diz que você só vai com visitante perante público com assuntos resolvidos e que as divergências se resolvem em privado.Trump quis mostrar em público com ajuda de seu vice Vance que é dealmaker.Acordo de acesso às reservas minerais de Ucrânia e fim do conflito com Rússia seria grande vitória.
Deu errado. Um espetáculo inesquecível para história diplomática.
E feliz ficou China, que permitiu Rússia continuar o conflito e estava vendo essa manobra de Putin com Trump com desconfiança, aliás um fator permanente nas relações entre os dois países.
China pode com sua diplomacia colocar todos na mesa de negociação, ou seja hoje excluídos pelo Trump, Ucrânia e União Europeia, e também Rússia,porque sem apoio chinês os russos não tem recursos para continuar o conflito, como Ucrânia sem apoio dos Estados Unidos .
Fazendo isso, Estados Unidos podem vir a reboque depois, União Europeia fica fortalecida, Rússia resolve o conflito e ganha território que queria, China prova ganha os minerais que seriam dos Estados Unidos, e estes não precisam mais de despender dinheiro na Ucrânia. Em resumo, o lobo está com barriga cheia e a ovelha está viva.
Mais uma vez fica comprovado, que jogar xadrez requer mente fria, lembrando Spasky que faleceu estes dias e Bobby Fisher, mas que mesmo quando quer usar o taco de baseball, é mais eficiente fazer isso com mente controlada.
Stefan Bogdan BARENBOIM ŠALEJ
28.2.2025.
No comments:
Post a Comment