Powered By Blogger

Friday, 7 March 2025

DO GRINGO, DA GINGA E DA VIDA REAL

 DO GRINGO, DA GINGA E DA VIDA REAL

Neste carnaval, coloquei o chapéu de gringo europeu, com os óculos para enxergar melhor, e ouvir com meu ouvido biônico esse  Brasil brasileiro. Vi e, claro que não entendi, uma discussão grande sobre emendas parlamentares. Até a corte de justiça mais alta do país envolvida nisso. A explicação que me deram é que isso é uma jabuticaba do sistema político brasileiro. Ai, entendi ainda menos por que é que a coitada da fruta, cuja geleia é deliciosa, tem algo a ver com isso.

Depois apareceram, ainda no campo da justiça, os ganhos milionários de juízes, vendas de sentenças e, no desfile das escolas de samba no Rio, até uma escola expondo com porta bandeira e tudo, e ao som de um samba, que me convenceu de que há um sistema judiciário cheio de jabuticabas, assim como o sistema político.

Neste imbróglio dentender o que está acontecendo, me escapou o debate sobre asfinancas públicas. Uma hora o governo diz que vai controlar as financas publicas,  o tal do mercado faz as contas e diz que não confere, porque as financças ja estão ruins, e ai vem uma reforma ministerial para melhorar a imagem do governo. Melhorar a comunicação e bater no adversário é a fórmula que sempre é certa para dar errado. Alias, as eleições são daqui a 15 meses, mas as apostas ja estão correndo mais rápido do que os bets que entram no bolso dos pobres e fazem ricos os donos das bets. Ai me explicaram que os bets são uma forma legal de jogo dobicho. Não entendi mais uma vez.

E o preço do xuxuTentaram me explicar que num país com sol, água, três ministérios para cuidar de comida, de pesca, de agricultura e agricultura familiar, o preço da comida tem que acompanhar mercado internacional. Por supuesto, os ganhos também são internacionais.

Mas, para minha alegria consegui entender duas coisas admiráveis: o filme que ganhou primeiro Oscar para o Brasilde uma beleza triste e que é a cereja no bolo da formidável cultura brasileira e do carnaval. Pode dizer e falar, maessaorganização dos blocos e escolas de samba, pelo país afora, não existe em lugar nenhum do mundo. Uma beleza ímpar, uma alegria contagiante, músicas e textos que emocionam, uma disciplina de cada um e de todos, mesmo tendo alguns incidentes, mostram um Brasil e seu povo numa glória que se sobrepõe ao que escrevi acima do que se passa no país e que eu e mais muitos não entendemos.

Mas veja, com toda a ginga do carnaval, com uma reforma tributária que vai aumentar os impostos e vai durar nove anos para ser implementada, o Brasil resiste a tudo. Trump batendo e ameaçando, e aí é real, vai atingir o Brasil quanto? Talvez porque o país não tem a significância que supostamente teria ou porque somos tão autosificientes que não nos atinge. Até no requisito orgulho nacional. Brasil brasileiro….

No comments:

Post a Comment