Powered By Blogger

Friday, 14 March 2025

DO HOCKEY NA POLÍTICA , CANADA E ESTADOS UNIDOS

 DO HOCKEY NA POLÍTICA 

O esporte mais popular no Canadá e também um dos populares nos Estados Unidos é pouco conhecido pelos brasileiros. É um esporte que se joga com muita rapidez, mas muita mesmo, com certo grau de violência, e no gelo. A bola chamada puck é movimentada com uma velocidade ímpar. É o hockey no geloque tem uma liga própria entre Estados Unidos e Canadá, e tem um torneio histórico entre os dois países. E neste último torneio em fevereiro, quem ganhou dos EUA foram oscanadenses: 3X2.

Mas, não foi por causa dessa vitória que Presidente Trump disse que quer anexar seu vizinho com 40 milhões de habitantes e território de 9 milhões de km2 e a maior fronteira entre dois países no mundo, 8.891 km. Ele até chamou o Primeiro-ministro do Canadá, que tem um regime parlamentarista tem como chefe deestado o Rei da Inglaterra, de governador. Disse mais, que Canadá será o 51ºestado norte-americano. E bateu, mesmo com só dois países pertencendo ao tratado trilateral com México de comércio, com tarifas de 25 %. 

Os canadenses, que está semana trocaram de chefe de governo, assumindo o ex-presidente do Banco central da Inglaterra do Canadá, Mark Carney, jogaram como no hockey. Reagiram, pararam de comprar produtos norte-americanos, ameaçaram com tarifas, e o país, que já sofreu a tentativa de separação da Província de Quebec, francófona, se uniu. O partido liberalque está no poder há 9 anos, desgastado com o alto custo de vida, endividamento e aumento de despesas do governo, vai para as eleições nos próximos meses enfrentando Trump como num jogo de hockey. 

O caso do Canadá e suas relações com Trump é enigmático. Os dois países são parceiros econômicos e interligados de uma forma ímpar. 77 % das exportações canadenses vão para o vizinho do norte. E na defesa, como no G7, os dois países cooperam muito. Qualquer previsão de como esse jogo, se é jogo, vai terminar ou como vai se desenvolver, é inócua

Brasil tem um comércio muito positivo com Canadá. Vendemos muitosprodutos industrializadosA EMBRAER, que tem como principal concorrente aBombardier canadense, vende muitos aviões por lá. Temos 2 bilhões de dólares de investimento, enquanto o Canadá, que investe no Brasil desde 1899, Light em São Paulo, tem 25 bilhões de dólares. Mineração, engenharia, telecomunicações, agro e mais 140 mil brasileiros por lá. E importamos fertilizantes fundamentais para nosso agro.

Dependendo de como o puck vai rolar entre os dois vizinhos, nos tornamos mais atraentes ainda para os canadenses. E claro, dependendo do resultado do jogo entre eles, vai ficar também claro até onde um país pode resistir a um ataque e se defender. Ter 200 anos de boas relações, um acordo comercial, e uma relação fraternal, não vale muito para os dias de hoje.

 

No comments:

Post a Comment