Powered By Blogger

Sunday 7 August 2016

MEUS JOGOS OLIMPICOS

MEUS  JOGOS OLÍMPICOS

"A cerimonia da abertura dos Jogos Olímpicos no Rio foi majestosa, grandiosa, espirituosa, com ritmo dinâmico da vida brasileira, e mensagem clara ao mundo do Brasil. Os comentários invejosos e injustos antes da inauguração, a crise brasileira é um assunto interno dos brasileiros, foram sobrepostos pela cerimônia, que mandou uma mensagem inconfundível ao mundo: otimismo, solidariedade e a preocupação dramática com o meio ambiente".

Essas foram as palavras que enviou o Embaixador esloveno Zvone Dragan, logo após a cerimônia. A Eslovênia, membro da União Européia, comemora este ano 25 anos de independência e, com seus 80 representantes nos jogos, espera superar-se, pois, além de ser classificada pelos comentaristas da TV na hora do desfile como o país mais bonito do  mundo, é o país com o maior número de medalhas per capita, entre os mais de 200 países que estão participando dos jogos, não só no Rio, mas no Brasil.

A cerimonia mostrou aos brasileiros um mundo de países cujos nomes nunca haviam sido ouvidos. E que representam mercados para nós. Mas, mostrou a excelência do Brasil. Por exemplo, até hoje há confusão se o inventor do avião foi o brasileiro Santos Dumont ou se foram os americanos. O Brasil, com o 14 Bis do mineiro Santos Dumont, assumiu,  depois de  mais de um século, que essa invenção é nossa! E a música? Uma das nossas excelências é a musica. Aí sim temos classe mundial, que encheu nossos corações de emoção e nossos olhos, de lágrimas.

Os jogos começaram e, até o término, pode acontecer muita coisa. Boa e imprevistos.  E agora vamos ser torcedores e observadores. Cada apresentação de nossos atletas nos dá a oportunidade de torcer por eles e pelo país.

Mas, onde estão os aprendizados, para o empresário e os executivo destes jogos olímpicos? Primeiro, que para participar como desportista nos jogos, você tem que se preparar. Tem objetivo, medalha, e luta por ela. Se prepara, estuda, treina, vai suando e seus resultados são medidos em nano segundos. Dois, nada se faz sem equipe. Mesmo quando você é só atleta individual, tem  sempre equipe. Equipe  que o acompanha e da qual você faz parte, se o jogo for coletivo. E não no final, há leis, regras. Doping, faltas, lembra do mexicano que caiu na raia antes e foi desclassificado? E não vamos esquecer de acidentes, o francês que quebrou a perna na ginástica. E tem uma concorrência feroz!

O empresário tem jogos olímpicos todo santo dia, durante 365 dias por ano. Mas, será que tem preparo, planejamento e trabalha em equipe para ter resiliência como os esportistas? Vamos apreender com eles, observando bem o que acontece nos jogos. A cerimonia inicial  foi uma excelente lição de nossa capacidade, agora você continua com ela.

No comments:

Post a Comment