DO BRASIL DO CARNAVAL E DO CARNAVAL DO BRASIL
Estes três dias de folia confundem o mundo inteiro. Uns veem no carnaval brasileiro um povo divertido, alegre e que extravasa na folia, no ritmo, na dança e na beleza todo o seu ser brasileiro. O Carnaval no Brasil é única atividade, pode chamar de festa popular, que une o país inteiro. Nenhuma data no calendário, nem Natal com Papai Noel, põe abaixo do mesmo chapéu todas as raças, religiões, gêneros, classe sociais e tudo o mais. Carnaval iguala. Mas, iguala por cima, iguala no feliz viver e viver feliz.
Não existe país neste mundo que tenha uma festa assim. Os carnavais pelo mundo afora não só não tem a ginga do carnaval brasileiro, mas são reduzidos a cidades, bailes fechados e sectários no sentido de reunir só uma ínfima parte da população. Há tempos atrás, os milionários brancos de Cidade do Cabo, África do Sul, inventaram o carnaval de lá. Beleza de desfile, alegria geral, mas algo totalmente artificial, inclusive matando a festa popular do Mistral e sem ter nada a ver com as raízes culturais do país.
A alegria contagiante brasileira tem outra característica ímpar no assunto carnaval: ela é universal, mas muito regional. O carnaval do Recife é diferente na forma, mas não no conteúdo dos carnavais de outros lugares, inclusive famosos, como o do Rio de Janeiro. Em todos eles não permeia o só o ritmo, mas o conteúdo, às vezes ofuscado pela beleza dos ritmistas, do batuque e do brilho que os carnavalescos apresentam.
Esse conteúdo se mistura com figuras, música de hoje e de ontem. Em sua contemporaneidade, os carnavais, sejam escolas de samba, sejam blocos, nunca fogem de serem o espelho da sociedade atual ou passada, mesmo nos bailes dos chiques e ricos. O Carnaval permite que as pessoas se expressam individualmente e coletivamente. O indivíduo sai da casca de um dia para se tornar um ator em um momento de um mundo que existe, mas não deixa de ser imaginário. Um exemplo disso é como o gênero, hoje em ampla discussão e com novos valores, foi tratado através dos carnavais. Ou como os políticos e suas figuras aproveitadoras da alma popular são apresentados.
Músicas de carnaval são o melhor da poesia mundial. Elas expressam amor e vida de um povo, e de cada um. Um momento vivido eternamente nos três dias de folia, que se perde na história. Me diga com sinceridade, o carnaval de Colônia, Alemanha, tem essa alma de poesia?
As escolas de samba e frevo têm uma magia visual insuperável. Tem enredo, tem ritmo, tem dança e nos dizem sempre algo para enriquecer a nossa alma, nosso ser, ou como dizem hoje em dia, o nosso essencial humano. Você sai de um desfile desses enriquecido, humilde diante da capacidade dos seus participantes de mostrar e exibir o melhor que a pessoa, ou seja, o brasileiro ou brasileira têm.
Há dois outros aspectos quando olhamos para carnaval brasileiro. Um, sobejamente conhecido, que é o econômico. O Carnaval movimenta muito dinheiro, lavado ou não, bilhões de reais e milhões de empregos. Um negócio que saiu da contravenção para a legalidade, quem não lembra dos bicheiros que dominavam carnaval no Rio, e hoje é um dos maiores negócios que se tem no país. Dá e cria emprego, permite que os menos privilegiados se igualem socialmente e que os ricos participem. É um sucesso social para uma loira rica exibir-se no Sambódromo, seja do Rio ou de São Paulo. Ali só tem samba, a diferença é quem ginga melhor.
Mas, a mais fascinante face do carnaval brasileiro, para quem é estudioso de teorias e práticas gerenciais, é a súmula de tudo o que existe de melhor em gestão no mundo, que é a folia brasileira.
Ela reúne criatividade ímpar, design, organização ( você já viu desfile do bloco ou da escola da samba atrasar?), conteúdo, engenharia com todos os recursos mais avançados em tecnologia e, antes e acima de tudo, liderança impecável, verdadeira e autêntica. Veja um desfile de escola samba, além do branding perfeito, milhares de pessoas numa associação impecável de ritmo humano com máquinas, e uma mensagem que atinge o público além dos dias de desfile. E a cada ano há mais inovação, nada se repete, sempre se inova.
Vivendo 40 anos de chão de fábrica, só se pode ficar não com inveja dos carnavalescos, de qualquer parte do país, mas com profunda admiração. O Carnaval mostra uma capacidade ímpar do povo brasileiro em inovar, liderar, organizar, gerenciar e obter resultados, tanto no campo econômico como social, com alegria de viver. É uma festa maior do que a festa em si, é uma alegoria eterna ao viver bem brasileiro, superando o difícil dia a dia, para dizer que sim senhor, somos alegres, cantamos e dançamos, mas somos capazes. E aí vai a pergunta, qual outro povo tem esse conjunto de capacidades reunidas na sua cultura ?