politica internacional, visao de Europa,America Latina,Africa, economia e negocios international politics, business, Latin America-Europa-Africa
Sunday, 21 March 2021
VAMOS NOS OUVIR, VAMOS OUVIR....
McKinsey Classics | March 2021
The art and science of listening
The art and science of listening
For leaders, listening to the insights and opinions of other people—including other top executives—is a critical part of strategic decision making, not only during unprecedented crises like the COVID-19 pandemic but also in ordinary times. But the ability to listen requires deliberate cultivation. Few people need it more than senior executives, who tend to focus on presenting their own opinions as forcefully as possible, rather than on listening to what others have to say.
To counteract these tendencies, the author of a classic 2012 McKinsey Quarterly article proposed three principles for better listening: respect other people, keep quiet and let them speak, and open yourself to their ideas by challenging your own assumptions. For more on this fundamental subject, read “The executive’s guide to better listening.”
— Roger Draper, editor, New York
Learn to listen
LinkedIn Twitter Facebook
Thursday, 18 March 2021
DA MASCARA DE OXGENIO
DA MASCARA DE OXIGENIO
Entrando no avião, eles avisem imediatamente, que se cair a mascara de oxigênio, você coloca primeiro e depois ajuda a criança ou idoso para colocar a mascara. No caso total que vivemos hoje em dia, a situação mesmo em termos empresariais, é parecida com as instruções no avião. Cuide primeiro de você para que você em seguida pode cuidar de sua família, sua empresa e seus amigos.
O tamanho de caos vivenciado todas as horas do dia nesta epidemia requer novas qualidades e habilidades para gerenciar os negócios. Mesmo os que passamos por guerras, nāo vivemos a experiência que estamos vivendo último ano e que nem sabemos por quanto tempo ainda vamos viver. O conjunto de fatores totalmente desconhecidos do ponto de vista medico, trouxe a tona outras fragilidade. Covid nāo é só um vírus do ponto de vista sanitário mas é um vírus que atacou os indivíduos, sociedades e suas estruturas econômicas e politicas que construimos durante os milênios da nossa civilização.
Começamos pelo politico. Se a confiança em lideres políticos ja era ruim, Covid simplesmente os colocou no palco daquela peça quando gritam Cesar está nu. Cesar e sua patota. Os políticos mal preparados para tempos que se diziam normais nāo mostraram de repente suas qualidades de liderança para enfrentar a epidemia como fênix. Continuam mostrando seus piores defeitos e estão usurpando da crise para todos os tipos de beneses e benefícios políticos e em muitos, mas muitos casos tambem financeiros. Sāo os aproveitadores de pior espécie de uma guerra sanitária que matou no Brasil mais gente do que sequer imaginamos ou somos capaz de contar. Alias, esta descrição de ações politicas nāo é exclusividade brasileira, com raras exceções acontece pelo mundo afora.
No campo econômico, os magos também se perderam. Nāo conseguem enxergar nem os miseráveis e famintos que a crise aprofundada criou e por outro lado tambem nāo param de fazer as coisas que beneficiam seus grupos preferidos de negócios que foram nos tempos passados chamados pelos argentinos de abutres. A quantidade de excelentes negociatas, legais, que foram feitas durante a epidemia, sao de arrepiar o cabelo ou melhor perder todo o cabelo. Como na politica principalmente na economia, o espaço livre é imediatamente ocupado e surgem os interesses que sabem fazer isso com uma perfeição cirúrgica. Inclusive nāo infringindo nenhuma lei. E a lei faltar, veja o paragrafo anterior, como se unem os dois segmentos para fazer a lei.
Neste triangulo de Bermudas que vivemos, Covid, politica e economia, esta você tentando chegar de outro lado sem saber quando a tempestade vai acabar e sem saber o que vai sobrar. E ainda esta ai uma quantidade de novidades tecnológicas que nos ajudam resolver os problemas mas ao mesmo tempo criam os receios pelas novidades e mudanças que aparecem. No fundo da questão você como empresário esta sozinho porque o ultimo com quem você pode contar são os políticos, governos e seus associados. É muito desesperador e estressante. Por isso nestas horas tem que manter muita, mas muita calma e muito dialogo. Sozinho, cercado por um ambiente caótico, agressivo em todos os sentidos, tem grandes chances de tomar decisões precipitadas. Tomam se decisões que nāo deram certos, mas ai tem que ter a capacidade para mudar os rumos. E mesmo zoomando tem que conversar ate com as pessoas que em tempos normais nāo conversaria. Nem os tempos sāo normais, nem tempo há. O tempo hoje se tornou menor, as convivências mais importantes e manter cabeça fora d’agua, fundamental. O mar é esse mesmo que você pensou quando lhe falaram: fique queito para nāo entrar no nariz.
Stefan Salej
Subscribe to:
Posts (Atom)