Powered By Blogger

Saturday 14 May 2016

DO MUNDO E DAS MUDANÇAS POLÍTICAS NO BRASIL

DO MUNDO E DAS MUDANÇAS POLÍTICAS NO BRASIL

O entendimento no exterior, em geral, das mudanças políticas no Brasil, é simples: de acordo com a Constituição em vigor, os parlamentares decidiram remover a Presidente da República e assumiu seu Vice-Presidente, como Presidente interino, até o processo de impeachment terminar.

Uns no exterior, como a UNASUL, fundada por sinal pelo Brasil, unindo países da América do Sul, consideram essa situação um grande perigo para a democracia no País. O secretario-geral da Organização dos Estados Americanos, também. Os países com governos da esquerda na América Latina, também, e na Venezuela estão até organizando protestos (com falta de cerveja, medicamentos , luz e tudo mais, um protesto a mais não faz diferença).

Cada um vê esse processo de acordo com os próprios interesses e visão. Por exemplo, muitos jornais falam mais da esposa do Presidente em exercício, Temer, do que do seu currículo político. Alguns jornais destacam a mudança no Planalto como a derrota flagrante da esquerda no continente e a chegada de direita ao poder. De fato, a saída de uma guerrilheira, que não deixou de lembrar ao mundo essa sua condição até o ultimo momento no governo, e a chegada de um professor de direito, político de centro-direita tradicional, é uma mudança de conteúdo e estilo.

A grande preocupação em vários segmentos, sejam diplomatas, banqueiros ou investidores, não é a interinidade do presidente, mas a sua capacidade de colocar  a economia nos trilhos. E para isso precisa do Congresso. E ficam as perguntas, como vão reagir a nova oposição , o ex-presidente Lula, e os movimentos sociais. Com que velocidade o novo governo vai demonstrar que é capaz de liderar as mudanças que foram exigidas pela população, independentemente do processo constitucional?

A cara e expectativas do novo governo também são seus ministros. Só dois deles são conhecidos globalmente, Serra como Chanceler, e Meirelles como Ministro da Fazenda. Talvez Biaggi, como destruidor do meio ambiente e grande produtor de soja. E assim, o movimento dos primeiros dois será bem observado. O Ministro Serra já inflingiu derrotas importantes e obteve vitórias ainda mais importantes na área do comercio internacional. Essa área vai mudar, com visão e, operacionalmente, muito rápido e de uma forma que não estamos acostumados a ver há décadas. E ai o Ministro Serra, além de sua  estatura política e a sua capacidade profissional, também tem um espaço menos dependente, por exemplo, do Congresso.

Nas área econômica, os resultados das mudanças dependem de um conjunto dos atores políticos. Então, o mundo espera suas oportunidades no Brasil, que resultem dos próximos atos e não só de wishfull  thinking.

No comments:

Post a Comment