Powered By Blogger

Tuesday 22 September 2015

DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL

DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Numa segunda feira de calor infernal, mais de 300 pessoas ficaram na cidade de Passos discutindo desenvolvimento regional.  O evento ocorreu nas instalações do Parque de Exposições  da cidade, muito parecido com o de Belo  Horizonte que servia para as feiras e reuniões antes de se construir o EXPOMINAS. O evento, muito bem organizado, prestigiado por deputados, vários prefeitos da região do Oeste de Minas, que  compreende 39 municípios, foi organizado pelo jornal local, Folha de Manhã. Esta é parte a surpreendente do evento: depois de dois fóruns organizados pelo governo do estado, é uma entidade de comunicação, com apoio de entidades empresariais, que organiza o debate.

Mas, quais são as lições que ficaram do fórum. Ou melhor, quais serão as ações que ficarão após o fórum. A primeira lição seria que as pessoas querem debater o desenvolvimento. A conjuntura política e econômica está obrigando as pessoas e, consequentemente, as entidades públicas e privadas,  a repensar a sua sobrevivência, a sua existência e o seu futuro. As pessoas querem contribuir, participar e trabalhar para que haja mudança.

O segundo ponto é a distância  que está formada entre os centros do poder político, seja Brasília ou Belo Horizonte, e a realidade que cerca cidades e  municípios. Assim,  a Escola do Governo de Minas, que forma quadros excelentes e regiamente mais bem pagos do que outros funcionários de carreira do estado, só fornece seus formandos para a Cidade Administrativa na Capital. Só 5 % deles que vão para interior. Outro exemplo: inúmeros prefeitos nem sabem que o INDI, que está  encarregado de trazer investimentos para o estado, existe ou sequer o que ele faz ou pode fazer.

Não no final da lista, existe de uma lado enorme vontade de desenvolver, e de outro lado desconhecimento, como desenvolver. É  impressionante isso em um estado em que, na sua Faculdade de Ciências Econômicas da 4ª melhor universidade do país, a UFMG, fundou-se o Centro de Desenvolvimento Regional que, pelo jeito, deu oportunidade aos seus integrantes para galgarem posições ministeriais e até de governador do estado, ou seja uma escola de carreira política, mas na realidade não mudou a subdesenvolvida Minas.
O fórum de Passos, que se junta a outras iniciativas, como a de Varginha e o projeto de líderes do SEBRAE - Minas mostra  claramente que quem quer se desenvolver tem que começar a trabalhar no seu próprio município. O caminho começa lá e não em Brasília ou Belo Horizonte.

2 comments:

  1. No entanto, é bom que estas iniciativas estejam cada vez mais efervescentes e a sociedade clamando por soluções mais eficazes! Como boas cerzideiras, vamos desatando os nós, unindo as pontas e linhas soltas e construindo um tecido institucional mais firme - não? MEBB

    ReplyDelete
  2. mas na velocidade que nao nos deixa mais atrasados, mas que nos permite avancos.Sem duvida costurando um tecido institucional é fundamental, mas tem tempo e hora para fazer.

    ReplyDelete