Sunday, 22 February 2015

DAS CONTAS A CONFERIR

Das contas a conferir


Imagine que você ganhou na Megasena. Sozinho ou com amigos, mas ganhou. Pouco ou muito, não importa,  a alegria será grande. Sua e da família e dos amigos. Até cunhado vai olhar para você de uma forma diferente, sendo que dizem que cunhado não é parente.

Agora, imagine que você trabalhou sempre direito, pagou seus impostos em dia, suas prestações e cartões de crédito, seguros, contas de luz e água, eventuais empréstimos, em resumo você não deve nada ninguém. O dinheiro suado, ganhou com honestidade. E ai, numa ação trabalhista a 500 quilômetros de onde você e sua família vivem, em uma cidade em que você não tem parentes, não tem amigos, e nunca esteve lá, o funcionário da justiça de trabalho se engana e digita o seu CPF para que bloqueiem a sua conta bancária para pagamento da dívida trabalhista. Você não conhece nem as pessoas envolvidas e da noite para o dia fica sem dinheiro nos bancos, seu salário fica seqüestrado, seu automóvel arrestado e sua vida vira de cabeça para baixo num toque mágico de teclado do computador. Advogado e custas judiciais, meses e meses para resolver, a sua vida mudou tão radicalmente como se por estudos matemáticos você ganhasse na mega sena. A probabilidade é quase idêntica, mas o resultado é bem diferente.

E quem não conhece alguém que já foi colocado nessa situação desagradável e desastrosa.Título protestado por engano, cobrança indevida, colocação da sua empresa ou do seu nome na lista suja de inúmeras entidades que só cuidam disso como SPC, ele mesmo sendo processado por falta de pagamento. Os bancos cobrando as despesas que você não contratou, as multas de trânsito das infrações que você não cometeu e contas pagas e não registradas. Das multas de trânsito que a empresa às vezes nem sabe que existem e entra no cadastro de inadimplência dos governos, não permitindo que a empresa opere com bancos oficiais ou receba qualquer benefício fiscal.

Claro que todo esse caos só vale para que  não é empreiteiro de empresa de petróleo. Em outras palavras, para fugir a tudo isso você tem que ter o tamanho do Eike Batista ou de uma empreiteira como a Andrade Guitterez. Aí os interesses são tão grandes que você se torna intocável e  ninguém se engana ao tratar com você.

Em resumo, precisa estar muito atento nas suas obrigações para se defender quando a roda da tortura burocrática girar em torno da sua empresa ou de você e da sua família. Todo cuidado é pouco e uma boa coisa é sempre conferir e conferir  e mais conferir as contas que você recebe. Seja de quem for, porque não são só os homens que se enganam, mas também essa parafernália digital também comete seus enganos. Sem falar dos hackers que dominam mais os computadores e provocam enormes prejuízos.

Stefan Salej
22.2.2015.

No comments:

Post a Comment